top of page

Encontro do 1° Distrito

O Regional Sul 2 da Ordem Franciscana Secular em Santa Catarina realizou, no dia 24 de setembro último, o Encontro do seu 1° Distrito aqui, em Tubarão, na Capela São Francisco de Assis, do Humaitá de Cima.

A Ordem Franciscana Secular, em Santa Catarina, está constituída por cerca de seiscentos membros em vinte e seis Fraternidades distribuídas em três Distritos.

O 1° Distrito compreende dez Fraternidades de Forquilhinha, Tubarão, Palhoça, Florianópolis Centro e Trindade, Santo Amaro da Imperatriz, Angelina Centro, Betânia, Garcia e Barra Clara.

Mais de setenta franciscanos professos seculares, mini, adolescência, juventude franciscanas iniciantes, formandos, simpatizantes e familiares participaram do Encontro.

Os palestrantes foram o Frei João Batista, OfmCap de Joinville, com o tema “A importância do Silêncio”; os irmãos William Mozerle, de Joinville, e Felipe Viveiros, de Florianópolis, sobre a juventude franciscana; e, a irmã Roseli Nabozny, de Joinville, sobre o processo de formação na Ordem Franciscana Secular.

O Encontro contou com o apoio do pároco do Humaitá, padre Nilo Buss, que se fez presente no local, demonstrando carinho às fraternidades visitantes e alegria em ver o Encontro ser realizado em Tubarão.

A celebração eucarística foi presidida pelo padre Lino Brunel, concelebrada pelo frei Ricardo Backes, da paróquia de Forquilhinha, e, assistente espiritual da Fraternidade São Francisco de Assis, de Tubarão.

Na oportunidade, objetivando uma maior integração e compartilhamento entre todos os irmãos presentes, os ministros das Fraternidades puderam refletir suas vivências e alegrias, e, expressar as dificuldades que enfrentam em seus locais de atuação.

Foram prestadas homenagens a todas as Fraternidades presentes e aos palestrantes com a entrega de lembrancinhas, por parte dos coordenadores do 1° Distrito o irmão Sílvio Luís e a irmã Ruth Hammes.

A organização do Evento foi possível graças a contribuição e donativos de todos os irmãos da fraternidade de Tubarão, e, ao apoio incondicional do coordenador do CPC local, o irmão Luizinho e seus colaboradores.

Ponto alto do Encontro foi a animação musical, que ficou a cargo do Grupo da Caixa D’Água, composto pelos irmãos Gil, José Mendes-Zé do Boi, Vanderlei, Volnei e Zeba, carinhosamente assim conhecidos.

Destaca-se o esforço, a dedicação, a competência, a musicalidade e a criatividade do irmão Sílvio Luís de Medeiros, ministro da Fraternidade de Tubarão, na organização deste Encontro. Sem ele não seria possível acontecer tudo de bom e de bem que aconteceu. Toda Fraternidade de Tubarão participou e ajudou, mas, o irmão Sílvio Luís sempre esteve à frente.

Foram manhã e tarde de muita alegria, paz, verdadeiro encontro de irmãos e irmãs que além de se dedicarem à conversão pessoal, dedicam-se a levar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo a todas as criaturas, segundo o jeito de São Francisco de Assis e de Santa Clara de Assis.

Paz e Bem!

bottom of page